Conforme definição do American College of Clinical Engineering (ACCE), o engenheiro clínico é o profissional que aplica e desenvolve os conhecimentos de engenharia e práticas gerenciais às tecnologias de saúde, para proporcionar a melhoria nos cuidados despendidos ao paciente.

A maioria dos hospitais do nosso sistema de saúde possui apenas um engenheiro elétrico, ou um engenheiro civil, ou mesmo um arquiteto, para cuidar das instalações físicas ou prediais do hospital.

O engenheiro clínico é um profissional que surgiu há pouco tempo no Brasil. Esse fato proporcionou um atraso de sua incorporação em nossas equipes de aproximadamente 30 anos em relação aos EUA e Europa.

Há um grande espaço para o desenvolvimento de ações nesse campo no sistema de saúde brasileiro. Isso ocorre pela necessidade de segurança no uso da tecnologia, em especial a segurança elétrica, com a finalidade de prevenir queimaduras, choques elétricos fatais, defeitos, diminuição de desempenho e eficácia nos equipamentos utilizados.

A solução que as empresas encontraram para contar com esse serviço é a contratação de empresas especializadas em engenharia clínica, como a VESTATECH!

Possuímos experiência em:

Gestão das tecnologias de saúde

Elaboração de padrões

Fluxos operacionais.

Dessa forma, capacitamos o hospital com as ferramentas necessárias para a manutenção do parque de equipamentos biomédicos de maneira acessível e transparente para os usuários, operadores e gestores.

Contamos com um corpo de profissionais de nível técnico, com treinamento especializado em calibração e manutenção de equipamentos médicos hospitalares.

Voltar para o Topo